segunda-feira, 29 de junho de 2015

"Novos Exploradores" - 6 de Julho - Fundação Calouste Gulbenkian


A dupla de artistas belgas Chris Christoffels & José Roland regressa a Portugal para homenagear o país com a obra "Novos Exploradores". A performance multimédia é uma oferta do Embaixador da Bélgica em Portugal, Bernard Pierre, que termina agora a sua presença de três anos no nosso país. O espectáculo realiza-se no próximo dia 6 de Julho, pelas 20h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O tributo prolonga a aventura poética nascida com "Exploradores" no Palácio da Bolsa, no Porto, em 2013. Projetado in situ, o espectáculo aposta na sede inextinguível do desconhecido. É uma viagem iniciática que relembra a época em que os navegadores se lançaram à descoberta do mundo.

O retrato de Helena Fourment, obra-prima do pintor flamengo Rubens, foi o ponto de partida que inspirou os artistas belgas para criar esta performance. Segundo os mesmos, trata-se do “espelho evocativo das grandes descobertas, a janela aberta sobre a nossa contemporaneidade, os nossos génios, os nossos exploradores. Rubens, enquanto mestre do Barroco e grande embaixador da Idade de Ouro, santifica esta ligação do presente com a História e dá o mote à performance”.

Conduzida por Chris Christoffels, que estará em palco ao piano, a assinatura sonora tem como base textos de autores, lidos e cantados, ao vivo ou pré-gravados, que acompanham imagens de movimentos e de grandes vultos contemporâneos, como o recente Prémio Nobel belga François Englert.

Jacques De Decker, escritor, secretário permanente da Academia Real da Língua e da Literatura Francesa na Bélgica e profundo estudioso da obra de Rubens, intervém também ao vivo na obra.

A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe a performance "Novos Exploradores" para celebrar a última missão do Embaixador Bernard Pierre. O espectáculo tem livre acesso, mediante reserva prévia.