quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Martin Parr galardoado com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia


A World Photography Organisation anunciou a atribuição do Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia ao fotógrafo documentalista britânico Martin Parr. O fotógrafo irá receber o seu prémio na cerimónia dos Sony World Photography Awards 2017 que terá lugar em Londres, no dia 20 de abril.

Para coincidir com os prémios, será realizada uma exposição na Somerset House, em Londres, de imagens a preto e branco raramente vistas do início da carreira de Parr, juntamente com os seus trabalhos, livros e filmes mais célebres. Como parte integrante da exposição dos Sony World Photography Awards 2017, os trabalhos de Martin Parr serão exibidos durante um período de tempo limitado, que decorrerá entre 21 de Abril e 7 de Maio de 2017. Além disso, o fotógrafo dará ainda uma palestra pública na London School of Economics and Political Sciences (LSE) no dia 21 de Abril. 
Com uma carreira de mais de 40 anos e focando-se, frequentemente, em temas como o lazer, o consumo e a comunicação, a visão do mundo única e ambígua de Martin Parr levou públicos de todo o mundo a encontrar drama no dia a dia. Ao gravar em detalhes minuciosos o mundo tal como o vê, a franca reflexão de Parr sobre as características nacionais e os fenómenos internacionais introduziu um novo tom na fotografia documental.

A sua dedicação ao meio e o constante desafio dos limites tornou a escolha de Martin Parr, por parte da World Photography Organisation, ainda mais fácil, apesar da recente afirmação do fotógrafo: "Se eu soubesse como tirar uma grande fotografia, parava de fotografar."

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation afirma: "O trabalho de Martin Parr transcende os limites tradicionais da fotografia e demonstra que o meio é uma ferramenta de comunicação extremamente poderosa. Enquanto artista, Parr criou uma linguagem visual única profundamente séria, contudo, o seu humor inerente garante que o seu trabalho seja compreendido quase globalmente.
Uma grande integridade e compromisso para com o meio da fotografia são o denominador comum de todos os galardoados anteriormente com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia. E Martin Parr tem demonstrado de forma consistente, ao longo da sua carreira, possuir estas qualidades, sendo por isso que temos o prazer de lhe atribuir este prémio no 10.º aniversário dos Sony World Photography Awards."

Ao ser informado sobre o prémio, Martin Parr comentou o seguinte: "É uma grande honra receber o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, sobretudo tendo em conta as pessoas que o receberam anteriormente, como William Klein e William Eggleston. É também muito tranquilizante ver que a World Photography Organisation e a Sony continuam a apoiar todos os aspetos da fotografia contemporânea através desta exposição e atribuição de prémios."

Entre os já galardoados com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia encontram-se Mary Ellen Mark, Eve Arnold, Bruce Davidson e Elliott Erwitt.

Nascido em Epsom, Surrey, em 1952, Martin Parr foi inspirado a tirar fotografias pelo seu avô durante a adolescência. O seu trabalho inicial destaca-se pelas imagens a preto e branco e a sua transição para um uso acentuado da fotografia a cores, nos anos 80, pelo qual se tornou célebre, foi impulsionada por fotógrafos como Stephan Shore, William Eggleston, Peter Fraser e Joel Meyerowitz.

Forçando o espetador a olhar novamente para o familiar e o seu íntimo, Martin Parr viu-se frequentemente a par com acusações de que estaria a ridicularizar aqueles que fotograva. O seu livro de fotografia The Last Resort (1985) é amplamente reconhecido como inovador, tendo-o tornado numa inspiração para as gerações de jovens fotógrafos. Além disso, é um prolífico colecionador de livros de fotografia e escreveu inúmeras obras ele próprio.

Parr é membro da Magnum Photos desde 1988 e, em 2014, foi eleito Presidente da Magnum Photos International.