segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Atelier de Ópera da Metropolitana em Março


O Atelier de Ópera da Metropolitana apresenta em Setúbal “La clemenza di Tito”, a ópera séria que Mozart compôs nos últimos meses de vida.

Jovens cantores em início de carreira lançam-se uma vez mais à frente de uma orquestra profissional, desta vez para interpretar os seis papéis de um libreto que se desenrola em torno da figura do imperador romano Tito, numa trama palaciana que culmina, precisamente, com a sua glorificação.

O enredo não esconde a alegoria que pretendia retratar as virtudes do Imperador do Sacro Império Romano Germânico, Leopoldo II, já que a encomenda se destinava à sua coroação também como Rei da Boémia.

Aceitando, Mozart comprometeu-se com um prazo de entrega absurdo, pouco mais de um mês, numa altura em que tinha em mãos uma outra ópera, “A flauta mágica”, e o misterioso “Requiem”.

Não espanta, pois, que algumas páginas da partitura tenham sido completadas na carruagem que o conduziu de Viena para Praga, onde teria somente nove dias de ensaios antes da cerimónia, realizada a 6 de setembro de 1791.

A atuação, constituída por cantores participantes no Atelier de Ópera da Metropolitana 2016/2017, tem direção cénica e vocal de Jorge Vaz de Carvalho e direção musical de Pedro Amaral. As vozes corais cabem ao Coro de Câmara Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Carvalho Alves.