quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Estreias de cinema de 16 de Fevereiro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Lego Batman: O Filme

Batman, o mais misterioso e solitário dos super-heróis, vê-se obrigado a enfrentar um novo desafio: salvar Gotham City e os seus habitantes dos planos malévolos do megalomaníaco Joker. É chegado o momento de Bruce Wayne vestir novamente a pele de homem-morcego e lutar por tudo aquilo em que sempre acreditou. Mas, para que a vitória se torne possível, terá de superar a sua tendência para o individualismo e aceitar a colaboração de um novo aliado: Robin, o jovem órfão que resolveu tomar sob sua protecção. Com ele, o justiceiro vai finalmente aprender o valor da amizade, solidariedade e cooperação...
Com realização de Chris McKay ("2wks, 1yr"), uma comédia de animação computadorizada que mistura dois universos peculiares que fazem parte do imaginário colectivo dos espectadores: o legado dos super-heróis da DC Comics e as construções da marca Lego. Na versão original, as vozes pertencem a Will Arnett, Michael Cera, Rosario Dawson, Ralph Fiennes, Conan O'Brien e Zach Galifianakis.



A Grande Muralha

China, século XI. Durante os anos da Dinastia Song, quando as leis são ditadas pelo Imperador Renzong (1010-1063), um grupo de mercenários é atacado por uma criatura monstruosa. Apenas os ocidentais William Garin e Pero Tovar sobrevivem à chacina. No dia seguinte, são capturados pela Nameless Order, um grupo de guerreiros de elite liderado pelo general Shao. Pertencentes à corte imperial, estes homens são desde muito jovens treinados para a grande missão das suas vidas: defender a população do ataque dos taotie, aterrorizantes criaturas míticas que acordam a cada 60 anos. A Grande Muralha da China é a única barreira que os mantém fora do alcance das cidades. Quando todos se apercebem das extraordinárias capacidades de combate de Garin e Tovar, decidem aceitar a sua ajuda. Com os bravos da Nameless Order, os dois amigos, outrora movidos por ganância, vão aprender o verdadeiro significado de abnegação, disciplina e coragem.
Um filme de acção e aventura com a História da China como pano de fundo. Vem assinado pelo multipremiado Zhang Yimou ("Herói", "O Segredo dos Punhais Voadores", "A Maldição da Flor Dourada", "Regresso a Casa") que, com este filme, se estreia na realização em língua inglesa. O elenco inclui Matt Damon, Willem Dafoe, Jing Tian, Pedro Pascal, Andy Lau e Lu Han.



Mulheres do Século XX

EUA, finais da década de 1970. Dorothea Fields é uma mãe solteira de 55 anos que se esforça por educar Jamie, o filho de 15 anos, numa altura de grandes mudanças sociais e culturais. Apesar das dificuldades, terá a ajuda de duas mulheres muito diferentes de si mas com quem acaba por criar fortes laços de amizade: Abbie, uma artista punk que arrenda um quarto em sua casa; e Julie, uma adolescente inteligente e provocadora que vê o mundo de uma forma muito especial. As três vão ajudar Jamie a crescer, mostrando a sua visão sobre as mulheres, os relacionamentos ou a vida em si mesma.
Escrita e realizada por Mike Mills, e candidata ao Óscar de Melhor Argumento Original, uma comédia dramática sobre o sentido da existência que se inspira na vida da própria mãe do realizador – da mesma forma que "Assim É o Amor" (2010), o seu filme anterior, se inspirara na do pai. O elenco conta com a participação de Elle Fanning, Greta Gerwig, Lucas Jade Zumann, Billy Crudup e Annette Bening que, com esta interpretação, foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz num Musical ou Comédia.