quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gapura apresenta primeiro álbum, Pela Rua, 18 de Fevereiro, Fábrica de Braço de Prata


Gapura é um projecto fortemente enraizado na música do mundo. A sua sonoridade tem muito a dever à música Balcânica e ao Flamenco, passando pontualmente pelo Reggae, Ska, Jazz Manouche, Afrobeat e Trance Orgânico.

Indo por um caminho do qual a música se está a afastar cada vez mais, a formação é essencialmente acústica, sendo o baixo, o único instrumento eléctrico presente nalguns temas. É clara a opção tomada pelo universo dos instrumentos puramente acústicos. Bateria, guitarras acústicas, saxofones, trompete, flauta, percussão de muitos géneros, e tantos outros instrumentos tradicionais de variadas partes do mundo, dão um toque especial que já se torna raro, num universo preenchido por guitarras eléctricas, sintetizadores e "beats" electrónicos.

Todos os aspectos da música de Gapura são relevantes e recheados de pequenos pormenores. As letras não são excepção. Não querendo passar ao lado do que é a realidade da sociedade portuguesa, Gapura transmite mensagens muito pertinentes ao longo da sua música.

O primeiro álbum da carreira do Gapura - "Pela Rua" - uma edição possível graças a uma bem sucedida campanha de crowdfunding que ultrapassou as expectativas iniciais, será apresentado ao vivo, no dia 18 de Fevereiro, na Fábrica de Braço de Prata, pelas 23h30h.