segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Populismo - Uma brevíssima introdução


Com textos exclusivos para a edição portuguesa sobre as eleições nos EUA. Publicado em Portugal em simultâneo com a edição internacional. Um livro tão acessível quanto imprescindível para estar bem informado.

Nos debates, nos meios de comunicação social, nas conversas de café, fala-se de populismo. Mas saberá a maioria das pessoas do que se trata? Sociólogos e jornalistas usam o termo por vezes a propósito de fenómenos diversos, o que ajuda pouco a um conhecimento real e abrangente. 

O presente livro visa explicar o conceito e analisar as causas e consequências do populismo, visto estar a ressurgir em força no século XXI, constituindo um perigo para as democracias ocidentais. 

Quem foram e quem são os líderes populistas? O que têm em comum Hugo Chávez, Marine Le Pen e Donald Trump? Neste livro sério e de leitura acessível, escrito pelos dois maiores especialistas mundiais no assunto, encontrará as respostas.

Sabia que há 5 países da União Europeia em que o partido mais votado nas últimas legislativas é populista? Sabia que há partidos populistas de direita e partidos populistas de esquerda? Sabia que a história dos movimentos populistas na América do Norte remonta ao século XIX?

Sobre os Autores

Cas Mudde é politólogo e Professor Associado da Universidade de Geórgia, onde lecciona no Departamento de Assuntos Internacionais. As suas principais áreas de interesse são, entre outras, extremismos, política europeia, partidos políticos, eurocepticismo e populismo. Tem várias obras e artigos publicados e é co-editor do European Journal of Political Research.

Cristóbal Rovira Kaltwasser é Professor Associado na Faculdade de Ciência Política da Universidade de Diego Portales (Santiago do Chile). A par da actividade docente, investiga política comparada, com um interesse especial pela relação ambivalente entre populismo e democracia. Pertence à direcção editorial de Government & Opposition e Columbia International e é autor de vários livros, artigos e capítulos de livros sobre o tema.