quinta-feira, 16 de março de 2017

Estreias de cinema de 16 de Março de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


A Bela e o Monstro

Esta é a história de Bela, uma jovem destemida que, em troca da liberdade do pai, oferece a sua companhia a um ser monstruoso que vive num castelo enfeitiçado. O que ela mais tarde vem a perceber é que, debaixo da sua estranha aparência, ele é na realidade um príncipe sob uma maldição. O feitiço apenas poderá ser quebrado se, apesar do seu aspecto ameaçador, ele conseguir conquistar o afecto de um coração puro. Apesar do receio inicial, a rapariga torna-se amiga dos empregados do castelo – também eles sob encantamento –, que a ajudarão a encontrar o caminho para o velho e cansado coração do Monstro.
Adaptação em imagem real do clássico de animação com o mesmo nome – e que se inspira no famoso conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711-1780) – este filme conta a com a realização de Bill Condon ("Deuses e Monstros", "Relatório Kinsey", "A Saga Twilight: Amanhecer (Parte 1 e 2)", "O Quinto Poder", "Mr. Holmes") e com argumento de Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos. A dar vida – ou voz – às personagens estão os actores Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Kevin Kline, Josh Gad, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Audra McDonald, Gugu Mbatha-Raw, Ian McKellen e Emma Thompson, entre outros. 



Malapata

Carlos e Artur são dois amigos habituados a esticar o ordenado até ao fim de cada mês. Certo dia, para desafiar a sorte, jogam na lotaria. O improvável acontece e eles tornam-se milionários. Levados pelo entusiasmo, começam a viver de acordo com as suas possibilidades, experimentando luxos e excentricidades com que apenas tinham sonhado. O pior é quando se apercebem que, com o dinheiro, parece terem adquirido uma "malapata" que os faz saltar de azar em azar, de infortúnio em infortúnio…
Uma comédia realizada por Diogo Morgado (que se estreia na longa-metragem depois das curtas "Break", "Excuse" e "Signal") segundo um argumento escrito com o irmão, Pedro Morgado. Com Rui Unas e Marco Horácio nos papéis principais, o elenco conta também com Luciana Abreu, Ana Malhoa, Manuel Marques, Mário Bomba, o ilusionista Luís de Matos e o próprio realizador. 



Collide - A Alta Velocidade

Depois de um passado duvidoso ligado ao submundo do crime, Casey Stein (Nicholas Hoult) é hoje um homem novo. Mas quando descobre que precisa de uma enorme quantia de dinheiro para pagar o transplante de rim que salvará a vida de Juliette (Felicity Jones), a mulher que ama, percebe que a única solução é voltar ao activo. É assim que decide procurar Geran (Ben Kingsley), o traficante de droga com quem antes trabalhara. O que lhe é proposto é simples: em troca do dinheiro, tem de ajudar num assalto a um carregamento pertencente a Hagen (Anthony Hopkins), um dos mais perigosos mafiosos da zona. Mas, quando a missão corre mal, não apenas a sua vida como a de Juliette fica ameaçada…
Um "thriller" de acção realizado por Eran Creevy ("Shifty - Uma História Urbana", "Conspiração Explosiva") segundo um argumento seu e de F. Scott Frazier.