terça-feira, 21 de março de 2017

Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre no Museu de Lisboa


Estreia no Museu de Lisboa, Palácio Pimenta (antigo Museu da Cidade), em Lisboa, no próximo dia 31 de Março "Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre”, de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, um espetáculo co-produzido pela BoCA (Biennial of Contemporary Arts), Teatro Municipal do Porto – Rivoli e São Luiz Teatro Municipal. O espetáculo fica em cena em Lisboa até ao dia 2 de Abril e depois é apresentado no Porto, na Praça D. João I, nos dias 7 e 8 de Abril.

Para este espectáculo, a dupla de artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira recorre  ao imaginário circense  para  elaborar uma  parábola absurda  sobre  a  diferença,  o  estigma,  a normatividade,  a discriminação  e  os  limites  do convencional, partindo de dois filmes essenciais para a  construção do seu imaginário em torno do circo - “Freaks” (1932) de Tod Browning e  “Os Palhaços” (1970) de Federico Fellini.
Quer a dúbia duplicidade da categorização de “freak” exposta por Browning, quer a proposta de Fellini de uma visão do  circo  enquanto  metáfora  da  vida,  são  aqui  apropriadas  e contextualizadas  numa sociedade actual onde, tal como o título indica, se utiliza a clássica divisão entre palhaços ricos e pobres para falar de um contexto económico de crise. O circo pelo seu carácter comunitário e nómada, com uma estrutura e vivência muito própria, apresenta-se como um último reduto de resistência à assimilação pela economia capitalista que caracteriza a sociedade ocidental. Movendo-se nas franjas da sociedade dita global responsável pela massificação de políticas económicas e organizações sociais cada vez mais ingerentes e normativas, o circo continua a ser uma metáfora de tudo o que é considerado diferente e desviante, sendo esse um dos temas centrais do espectáculo “Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre”.