quinta-feira, 16 de março de 2017

Sugestão para o Dia do Pai - Canon EOS 5 DS


Chegou à redacção do "Cultura e Não Só" uma das mais recentes propostas da Canon e com o Dia do Pai a comemorar-se no próximo domingo esta é uma excelente proposta de oferta.

O sensor CMOS de 50,6 de enquadramento total consegue registar níveis de detalhe extraordinários. A ultra-alta resolução permite uma grande capacidade de recorte, continuando a proporcionar uma fantástica qualidade da imagem. Mesmo os modos de disparo de 1,3x e1,6x de recorte incorporados produzem ficheiros de 30,5 e 19,6 megapixels, respetivamente.

A EOS 5DS utiliza o Sistema de Controlo de Vibração do Espelho da Canon para reduzir as vibrações provocadas pelos movimentos internos da câmara, que podem estragar a nitidez da imagem e reduzir a resolução. São utilizados cames para mover o espelho para cima e para baixo de forma mais controlada, evitando paragens súbitas e reduzindo também o som de libertação do obturador.

Usufrua de rapidez no processamento da imagem e resposta da câmara – mesmo com as grandes quantidades de dados captados pelo sensor de 50,6 MP graças aos processadores duplos DIGIC 6. Pode captar toda a ação com uma capacidade inigualável para captar imagens com 50,6 de resolução a 5 fps. A conectividade USB 3.0 permite fotografar com rapidez enquanto ligado ao computador e controlo remoto da câmara.

A tecnologia AF de Seguimento e Reconhecimento Avançado Inteligente (iTR) da EOS utiliza informações de cor e de rosto para reconhecer e seguir motivos enquanto estes se movem no enquadramento. É possível personalizar a capacidade de resposta de AF utilizando uma ferramenta simples que ajusta o acompanhamento de focagem ao ambiente de fotografia e ao motivo, de forma a que a focagem não seja afetada por outros objetos que passem momentaneamente em frente ao motivo.

Foque com precisão e rapidez, mesmo em condições de pouca luz, utilizando um Sistema AF de 61 pontos. Os 41 pontos focais de tipo cruzado, incluindo cinco de tipo cruzado duplo com sensibilidade adicional, proporcionam maior precisão.

Utilize todos os 61 pontos AF em simultâneo ou agrupe-os por zonas deslocáveis para abranger os motivos descentrados. Em alternativa, selecione apenas um único ponto AF para focar uma parte específica da cena com precisão.

A proteção contra condições atmosféricas permite que continue a fotografar com confiança, independentemente das condições, graças a controlos de impermeabilização que protegem face à água e poeira, assim como a construção em liga de magnésio duradoura.

Ranhuras duplas para cartões de memória
As ranhuras do cartão de memória CompactFlash e SD permitem a cópia de segurança dos ficheiros à medida que fotografa, permitindo a partilha fácil com clientes e uma capacidade de armazenamento aumentada.

O adaptador de Wi-Fi W-E1 permite ligar uma câmara EOS com duas ranhuras de cartão compatível à rede Wi-Fi da sua casa ou estúdio. Permite também ligações ad-hoc diretas com dispositivos como smartphones e tablets através do Camera Connect, ou a computadores Mac ou PC com o software EOS Utility, para que se possa ligar em qualquer lugar.

Componha imagens utilizando o ecrã do seu smartphone, tablet ou computador. Desfrute de uma vista nítida independentemente da posição da câmara e faça coincidir o momento das fotografias com a ação. Pode ainda alterar as definições da câmara e verificar a nitidez fundamental aumentando o zoom na imagem. Basta tocar ou clicar para definir ou alterar o ponto de focagem automática ativo.

Partilhe imagens individuais ligando a sua câmara a um dispositivo inteligente iOS/Android compatível através da aplicação Camera Connect da Canon, ou a um PC/Mac utilizando o EOS Utility. Depois de as transferir, é possível carregar as imagens através da Web ou revê-las num ecrã. E porque não iniciar o processo de edição antes de chegar a casa?

Imagens de alta gama dinâmica (HDR)
Conserve os detalhes nas áreas de luz e sombra, utilizando a captação de imagens HDR. Ideal para captar imagens de paisagens e naturezas mortas, combina três imagens com exposições diferentes: padrão, subexposição e sobre-exposição

Exposição múltipla
Crie fantásticas imagens compostas na câmara utilizando o modo de Exposição Múltipla, que sobrepõe imagens com uma seleção de opções de controlo de exposição múltipla automático.

Funções de disparo temporizado
Crie excelentes filmes time lapse com um temporizador de intervalo incorporado, pré-programável. Em fotografias com períodos de exposição extremamente longos, é possível fixar o obturador no modo "Bulb" durante um determinado período de tempo.

Estilo de imagem de grande detalhe
Dê prioridade às gradações e detalhes captados pelo sensor de alta resolução com o Estilo de imagem de grande detalhe, que também proporciona parâmetros de nitidez ajustáveis na câmara, como valor limite e qualidade de detalhe para ficheiros JPEG, para que possa conseguir imagens de alto impacto diretamente na câmara.

O design das DSLR convencionais utilizam um filtro "low-pass" à frente do sensor da câmara para evitar artefactos digitais, como moiré e cor falsa. Estes efeitos suavizam ligeiramente a imagem, e o efeito "low-pass" é cancelado na EOS 5DS R para proporcionar o desempenho de nitidez mais elevado possível. O risco reduzido de artefactos em consequência desta função torna a EOS 5DS R uma boa opção ao fotografar no exterior ou em condições de estúdio controladas mas, para outras aplicações, a EOS 5DS poderá constituir uma melhor opção.

Lente escolhida para este ensaio: EF 24mm f/2.8 IS USM

Uma objectiva de comprimento focal fixo de 24 mm com uma abertura máxima de f/2,8 rápida, perfeita para fotografias de paisagens, viagens e documental. A estabilização de imagem ajuda em situações de pouca luz e a AF com USM foca com rapidez e silêncio.

A abertura máxima de f/2,8 permite fotografar manualmente com a luz disponível sem flash. A estabilização de imagem permite a utilização de velocidades de obturador até quatro pontos mais lentas do que o normal sem risco de trepidação da câmara. 

O motor de focagem automática ultra-sónico (USM) proporciona uma focagem rápida e quase silenciosa. O controlo de focagem manual contínua permite um ajuste preciso sem alterar os modos de focagem.

Com um peso de apenas 280 g e dimensões de 68,4 mm x 55,7 mm, a Canon EF 24 mm f/2,8 IS USM é uma objectiva que o pode acompanhar para todo o lado. Óptima para fotografia de reportagem e viagens.

A abertura circular de 7 lâminas oferece um bonito efeito bokeh, enquanto os revestimentos Super Spectra reduzem o brilho. O design clássico da objectiva de comprimento focal fixo da Canon EF 24 mm f/2,8 IS USM minimiza distorções e aberrações que possam prejudicar a qualidade da imagem.

Abaixo algumas imagens captadas com a câmara e sem qualquer tipo de edição.