quarta-feira, 24 de maio de 2017

Casa Assombrada - O Internato


Depois do sucesso dos projetos Casa Assombrada (2015), que esteve em cena mais de um ano, e de Crime na Casa Museu (2016), o Teatro Reflexo apresenta: Projecto Casa Assombrada - O Internato. Com estreia marcada para dia 22 de Junho, às 21h, este novo espetáculo estará em cena na Antiga Casa dos Magistrados, em Sintra. 

Projecto Casa Assombrada - O Internato é uma criação de Michel Simeão que pretende emergir o espectador numa experiência hiper-realista de terror, no decurso da sua 1h20 de duração. Nesta experiência, o espectador pode envolver-se na narrativa e determinar o desenrolar da mesma em alguns casos ou ser apenas um mero observador. Serão apresentadas duas sessões por noite, às 21h e às 23h, de quinta a sábado, até ao final do ano, encontrando-se a casa fechada em Agosto.

Nesta nova experiência do criador Michel Simeão, é introduzido ao público o teatro hiper-realista, numa narrativa que se encontra fragmentada pelos vários aposentos do Internato. O enredo, no seu todo, desagua num verdadeiro thriller de terror de cortar a respiração.

Ao contrário da Casa Assombrada de Belas, não existe uma voz que conta o que aconteceu. Também não existirão “jump scares” ou sustos fáceis atrás da porta. A história desenrola-se à frente do espetador. A intensidade do Internato vai fazer-se sentir consoante a disponibilidade cognitiva e a inteligência emocional do público.

No Internato tudo é possível. O público terá a seu cargo a responsabilidade de ligar as várias histórias que lhe serão apresentadas. Mas quem quiser ser apenas mero observador também encontra aqui o seu lugar. O espetador só irá até onde a sua audácia permitir. 

A estrutura da experiência prevê que o espetador se desloque livremente pelo Internato, escolhendo aquilo a que quer assistir. Poderá, assim, envolver-se na própria narrativa e determinar o desenrolar da mesma em alguns casos. Existem objetivos de um jogo que se vai desenhando durante a noite, com tarefas para realizar, portas para desbloquear e missões para cumprir.

O espetáculo, radicalmente diferente do original Casa Assombrada de Belas, acontece numa casa no centro da vila de Sintra, a antiga Casa dos Magistrados. O edifício com cerca de 20 assoalhadas é património da Câmara Municipal e será palco de uma assombrosa experiência de terror imersivo.