segunda-feira, 22 de maio de 2017

Duas mil crianças recriam Descobrimentos


Em Tomar, o Dia Mundial da Criança celebra-se com um cortejo alusivo aos Descobrimentos. D. Duarte Nuno de Bragança e D. Isabel de Herédia vão assistir ao desfile, nos Paços do Concelho.

No dia 1 de Junho, a partir das 10h30, duas mil crianças vão desfilar pelas ruas da cidade e destacar o papel de Tomar e da Ordem de Cristo na epopeia das Descobertas. Tomar, Berço dos Descobrimentos é uma iniciativa do Município de Tomar, numa associação com as escolas e a comunidade local.

O Atlântico desconhecido para lá do Bojador, as caravelas do Infante D. Henrique apoiado na Ordem de Cristo, Diogo Cão e as viagens de exploração da costa ocidental africana, o Cabo da Boa Esperança e o Adamastor, Índia, Brasil e Macau são alguns dos temas representados neste mega cortejo.

As duas mil crianças entre os três e os 10 anos desfilarão usando máscaras e fantasias para caracterizar os diversos povos, bem como a fauna dos oceanos e dos continentes representados nesta viagem no tempo. Carros alegóricos e música ao vivo vão integrar este desfile, com a duração de duas horas.

Para além do cortejo, Tomar, Berço dos Descobrimentos inclui ainda, a partir das 15h00, a regata Vai de Vela no Nabão, com barcos miniatura criados por alunos do 2.º Ciclo, que farão um percurso entre a ponte do Mouchão e a Levada. Estes barcos serão premiados pela criatividade e a capacidade de recriação das embarcações dos Descobrimentos.