quarta-feira, 24 de maio de 2017

"Fábrica de Nada" de Pedro Pinho estreia 25 maio em Cannes


"Fábrica de Nada", filme realizado por Pedro Pinho e produzido pela Terratreme, é apresentado pela primeira vez ao público na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes amanhã

Os últimos anos que vivemos em Portugal e na Europa, trouxeram a impressão de vivermos um período de redefinição brutal da forma como nos acostumámos a olhar para o mundo. Em muitos momentos a ausência de perspectivas e de discursos válidos sobre o momento presente trouxeram-nos um sentimento de impotência. A "Fábrica de Nada" pretende partir daí. A falência de uma Fábrica de elevadores (como tantas outras que fecham todos os meses nas periferias industriais de Lisboa) serve de microcosmos e parábola para explorar dramaticamente as texturas e consequências desse sentimento de impotência que atravessou a grande maioria das pessoas durante este período das nossas vidas.

Sob o signo da falência, as personagens tentam manter-se de pé e procurar os caminhos da reconfiguração da sua vida. Conduzidos por uma urgência e uma pulsão de vida qualquer que ainda lhes resta, ao verem colapsar o seu trabalho e todas as instituições que julgavam sólidas vêem-se empurrados a embarcar – com relutância e medo – numa experiência inesperada, numa aventura colectiva.

"Fábrica de Nada" tem assegurada a distribuição na China e França, sendo que a estreia comercial nas salas francesas está marcada para o dia 13 de Dezembro.