terça-feira, 23 de maio de 2017

Vinte Retratos


A exposição “Vinte Retratos”, de Ricardo Leite na galeria temporária do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) de Tomar ficará patente até 30 de Junho, integra a comemoração do 13.º aniversário do NAC e o Dia Internacional dos Museus.

Nestes retratos, Ricardo Leite reinterpreta, através de desenhos em papel ou pintura a óleo, os rostos de personalidades como Júlio Pomar, Siza Vieira, José de Guimarães, Maria do Céu Guerra, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, José Sasportes, Gonçalo Byrne, entre outros.

Esta é a 54.ª exposição temporária do NAC, criado na sequência da doação feita pelo professor José-Augusto França, e pode ser visitada de quarta a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

“Folheia-se pois o álbum num salão actualíssimo, e nele deparamos com a nitidez que nos salva dos desastres planetários, e nos conduz à esperança do face a face com aquilo que fundamentalmente somos, um quadro fisionómico que prescinde de justificação. E se o mesmo não acontecer a Narciso, restar-nos-á prosseguir na averiguação do que sucede além do espelho, território através do qual Ricardo Leite nos guia com mão seguríssima.” (Mário Cláudio)

Ricardo Leite nasceu no Porto em 1970. É licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, frequentando o Doutoramento em Arte e Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Minho. Foi assistente convidado nas Faculdades de Belas Artes e de Arquitetura da Universidade do Porto. Expôs, entre outros locais, na Exposição do BP/Amoco Award na National Portrait Gallery, Londres e Aberdeen Gallery, Aberdeen (2000); no Centro de Estudos Judiciários, Lisboa (2009); na Galeria Trindade, Porto (2011); na Casa da Galeria, Santo Tirso (2011); na Galeria do Museu Nogueira da Silva, Braga (2011). Recebeu vários prémios pelo seu trabalho.