terça-feira, 20 de junho de 2017

OIOAI na XAPA 13 e com novo single "Ela Melhora"


A história deste acerto de contas podia começar de várias maneiras… Por exemplo, com o momento em que cinco tipos a rondar os 40 anos resolvem entrar num estúdio para gravar o primeiro disco juntos.

Ou quando os quatro se reencontram no casamento de um quinto e sentem por uns instantes como seria bom voltarem a ser uma banda.

Ou até mesmo naquele pensamento insistente que nunca largou um deles, de que deviam concretizar o álbum tão desejado por aquele mesmo grupo quando ainda eram “uns putos irreverentes”.

De uma forma mais linear, podíamos começar assim: Mais de dez anos depois do último concerto, a formação inicial dos OIOAI grava por fim o primeiro álbum de estúdio. Contam neste LP com um quinto elemento.

E ainda com mais uns bons anos de vida, feitos de várias outras bandas, muitas centenas de concertos e descendência abundante, num total de oito filhos.

O resultado? 12 faixas de Rock’n’Roll encorpado, que vão desde temas mais pessoais, como a perda de quem mais amamos, a reflexões sobre a passagem do tempo e um manifesto contra a exploração de petróleo na Costa Vicentina.

O casamento que agora faz parte da história de todos, foi no Verão de 2016. Do João Gil (Diabo na Cruz, You Cant’ Win Charlie Brown), o único membro novo desta formação. Os restantes são Pedro Puppe, João Neto, Bernardo Barata e João Pinheiro, os mesmos que se juntaram pela primeira vez em 2002 e que passaram o ano de 2004 a tocar todas as semanas no “Europa”, no Cais do Sodré, em Lisboa.
O single “Ela Melhora”, em torno do sentido da vida, já passa na rádio. O álbum sai em Outubro de 2017.