quarta-feira, 14 de junho de 2017

Torneio Lopes da Silva


Os melhores jogadores sub-14 das 22 associações distritais e regionais disputam em Elvas, de 23 a 30 de Junho de 2017, o Torneio Interassociações Lopes da Silva.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atribuiu a organização da 23.ª edição do torneio à Associação de Futebol de Portalegre.

“Este torneio é uma mais valia para a formação dos jovens jogadores que mais tarde podem vir a fazer parte do futuro do futebol, pois aqui têm uma oportunidade para evoluir” referiu Fernando Gomes, presidente da FPF à margem da conferência de imprensa que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Elvas. “

O torneio tem sido uma montra para alguns dos maiores talentos que o futebol português produziu, como são exemplo Rui Patrício, Ricardo Quaresma, João Moutinho, João Vieira Pinto, Rui Costa, Pauleta, Miguel Veloso, Maniche, Costinha e Pizzi.

Fernando Gomes acrescentou ainda que “vai ser uma semana intensa de trabalho, em termos competitivos, mas que promove também o "fair play" entre todos”.

Durante uma semana, cerca de 400 jovens irão mostrar em campo o seu talento para o futebol, tendo a oportunidade de assimilar valores essenciais ao futebol de alta competição, como o 'fair-play', a disciplina e o respeito.

Para Nuno Silva, da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), o “evento poderá ser um marco importante na vida da associação”, destacando “as sinergias que a associação tem vindo a criar através das suas iniciativas e atividades que têm contribuído para um aumento de atletas a praticar a modalidade”.

O torneio organizado em colaboração com o Munícipio de Elvas, vai decorrer em vários campos da cidade e das freguesias de Elvas: “Elvas possui infraestruturas desportivas ímpares e equipamentos completos para a realização deste torneio, com destaque para os três campos de relva sintética e de um relvado na cidade, e mais três campos de relva sintética nas freguesias”, destacou Nuno Silva.

No ato marcou também presença Lito Vidigal, convidado especial, e ex-participante no torneio, que indicou que se trata de “um torneio que fica nos nossos corações”, salientando ainda “a oportunidade de trazer para a minha cidade este torneio, que ajuda a desenvolver atletas”. “Em conjunto poderemos oferecer o melhor torneio de futebol Lopes da Silva”, finalizou.

“Esperamos a vinda de público do outro lado da fronteira para ver as 22 delegações” referiu ainda Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, que salientou o empenho e a “confiança depositada em nós, pelas duas entidades (FPF e AFP) associadas ao torneio.

O torneio Lopes da Silvas vai realizar-se em Elvas, de 23 a 30 de Junho nos campos do Complexo Desportivo, do estádio Municipal de Atletismo, no Campo da terrugem e ainda no estádio Capitão César Correia e o Campo de Futebol de Degolados, em Campo Maior.

Para Nuno Mocinha “estão criadas todas as condições para que se realize este torneio e esperamos que os elvenses venham e, acima de tudo, que os jovens possam aproveitar."

Nesta edição os jogos vão contar com a introdução do vídeo árbitro, apostando assim na formação dos árbitros.