quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Arranque do 6.doc - Doclisboa no Cinema Ideal


Entre Janeiro e Junho, o Doclisboa, em parceria com o Cinema Ideal, apresenta o programa 6.doc, que estreará naquela sala sete filmes apresentados na edição de 2017 do festival.

Serão apresentados alguns dos filmes destacados da última edição do Doclisboa, num programa de grande diversidade territorial, formal e temática.

Os filmes estarão em exibição comercial durante uma semana e algumas sessões serão acompanhadas por conversas com realizadores e/ou convidados.

Datas das estreias

• 25 Janeiro - Faithful (França), de Sandrine Bonnaire + Why is Difficult to make Films in Kurdistan (Turquia), de Ebrû Avči
• 22 Fevereiro - Todas as Cartas de Rimbaud (Portugal), de Edmundo Cordeiro
• 22 Março - No Intenso Agora (Brasil), de João Moreira Salles
• 19 Abril - O Canto do Ossobó (Portugal), de Silas Tiny
• 24 Maio - Martírio (Brasil), de Vincent Carelli
• 21 Junho - Spell Reel (Alemanha, Portugal, França, Guiné-Bissau), de Filipa César

As sessões terão apresentação posterior no Porto (no Cinema Passos Manuel), enquadrados no programa Há Filmes na Baixa!, em colaboração com o festival Porto/Post/Doc.

No dia 25 de Janeiro, pelas 20h00, terá lugar a primeira sessão do programa 6.doc no Cinema Ideal. Esta será composta pela curta metragem vencedora do Prémio Especial do Júri da Competição Internacional do Doclisboa’17, Why is Difficult to Make Films in Kurdistan, de Ebrû Avči, e pelo último filme de Sandrine Bonnaire, Faithfull.


Why is Difficult to Make Films in Kurdistan
Em Why is Difficult to Make Films in Kurdistan, a jovem realizadora confronta-se com a sua tradição e a sua família, declarando a decisão de fazer cinema, e ao mesmo tempo tentando, através da câmara, afirmar os seus laços afectivos e identitários com o seu lugar de origem.

Faithful
Em Faithfull, resultado de um longo trabalho de Bonnaire com a artista Marianne Faithfull, temos acesso à história de uma mulher que percorreu inúmeros caminhos, que viveu verdadeiros acontecimentos da história da música pop, e que lutou por um percurso singular, afirmativo, e que veio a ser mundialmente reconhecido.