quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Estreias de cinema de 18 de Janeiro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Basmati Blues

Linda Watt é uma cientista brilhante que trabalha num laboratório de uma empresa alimentar norte-americana. Quando o director lhe propõe viajar até à Índia, um dos maiores produtores de arroz do mundo, para vender sementes de arroz geneticamente modificadas pela empresa, ela encontra aí a oportunidade por que esperava para mostrar o seu valor. Porém, ao chegar ao local, descobre que as sementes são estéreis e que, se os agricultores acederem a comprá-las, ficarão na pobreza…
Uma comédia romântica que marca a estreia na realização de Dan Baron. Com Brie Larson e Utkarsh Ambudkar nos papéis principais, conta também com a participação de Scott Bakula, Donald Sutherland e Tyne Daly. 



Uma Mulher Não Chora

Katja é casada com Nuri Sekerci, um turco que cumpriu pena por tráfico de drogas. Desde que o filho de ambos nasceu que Nuri se tornou um homem de bem, com emprego fixo em Hamburgo (Alemanha) e uma vida totalmente dedicada à família. Até que um dia, ele e o filho morrem assassinados num atentado à bomba. Katja recorda-se de ter visto uma mulher loira com uma bicicleta à porta do escritório onde sucedeu o crime. É então que as autoridades se deparam com dois suspeitos: um casal alemão movido por ideais de extrema-direita. Katja vai lutar com todas as suas forças pela punição dos culpados. No entanto, com o desenrolar do julgamento, percebe que as coisas não correm a seu favor e decide fazer justiça pelas próprias mãos… 

Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, "Uma Mulher Não Chora" esteve em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, onde Diane Kruger foi galardoada com o prémio de Melhor Actriz pela sua interpretação como Katja. A realização cabe ao alemão de ascendência turca Fatih Akin ("Head On - A Esposa Turca", "Do Outro Lado", "Soul Kitchen"), que escreve o argumento em parceria com Hark Bohm. A acompanhar Kruger estão os actores Denis Moschitto, Numan Acar, Samia Muriel Chancrin, Johannes Krisch e Ulrich Brandhoff, entre outros. 




The Commuter - O Passageiro

Há já mais de dez anos que Michael McCauley, um mediador de seguros, faz o mesmo trajecto casa-trabalho de comboio. Certa manhã, é abordado por uma estranha que lhe faz uma proposta duvidosa: em troca de 75 mil euros que encontrará na casa de banho da carruagem, ele terá de identificar um passageiro que supostamente não deveria ali estar. O tempo limite para essa missão esgotar-se-á assim que chegarem à paragem seguinte. Percebendo que não tem alternativa, Michael vê-se obrigado a aceitar. Numa corrida contra o tempo, vai-se deparando com pistas que lhe revelam que acabou de se transformar no protagonista de uma conspiração criminosa que coloca em perigo não apenas a sua vida, mas a da sua família e de todos os passageiros que viajam consigo…
Um "thriller" de acção realizado por Jaume Collet-Serra ("Órfã", "Sem Identidade", "Non-Stop", "Noite em Fuga", "Águas Perigosas") e escrito por Byron Willinger, Philip de Blasi e Ryan Engle. O elenco conta com Liam Neeson, Vera Farmiga, Patrick Wilson, Jonathan Banks, Elizabeth McGovern e Sam Neill.