segunda-feira, 7 de maio de 2018

Iludidos pelo Acaso


Considerado pela revista Fortune um dos livros mais inteligentes de sempre, Iludidos pelo Acaso, de Nassim Nicholas Taleb, é uma reflexão valiosa sobre a natureza do êxito e do fracasso, altamente recomendada a todos os que desejam ser bem-sucedidos.

Com ilustrações do efeito na hierarquia social, visões do mundo sobre a probabilidade e a fraude intelectual, o acaso e a história artificial e a não linearidade cruel da vida, entre muito mais, esta é a obra ideal para se encontrar a clareza entre a aleatoriedade e os mecanismos através dos quais o cérebro nos permite ver o mundo. 
Já disponível em Portugal, Iludidos pelo Acaso reflete sobre a sorte atribuída à experiência pessoal e profissional. Com uma abordagem irreverente, iconoclasta, surpreendente e divertida sobre uma das formas menos compreendidas da nossa vida, este livro torna-se o antídoto perfeito para quem promete estratégias imbatíveis nos mercados bolsistas e no mercado empresarial. 

Sobre o Autor

Nassim Nicholas Taleb, nascido no Líbano em 1960, dedica a sua vida aos problemas da incerteza, da probabilidade e do conhecimento e tem seguido três carreiras em torno deste tema: a de homem de negócios/trader, a de ensaísta e a de investigador no domínio da filosofia. Embora, de momento, vote a maior parte do seu tempo a este último domínio, num regime de grande isolamento, é "Distinguished Professor" da cadeira de Engenharia de Risco no Polytechnic Institute de Universidade de Nova Iorque. O seu principal tema de estudo é «a tomada de decisões num sistema opaco», ou seja, um mapa e um protocolo sobre como deveríamos viver num mundo que não compreendemos. É autor dos best-sellers O Cisne Negro – O Impacte do Altamente Improvável (2007), A Cama de Procusto – Aforismos Filosóficos e Práticos (2010) e Antifrágil – Coisas que beneficiam da desordem (2012), traduzidos em numerosas línguas.